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CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008

O JMD obteve em Dezembro de 2012 a certificação do seu sistema de gestão segundo a Norma ISO 9001: 2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade. Esta certificação é um motivo de grande orgulho para a Companhia, pois reforça a sua política de qualidade e constitui mais um factor de diferenciação face à generalidade dos concorrentes do JMD. Com a implementação do sistema de gestão da Qualidade, os oito princípios de gestão da qualidade estão agora reforçados de forma transversal em toda a organização:

  • Focalização no Cliente
  • Liderança
  • Envolvimento das pessoas
  • Abordagem por processos
  • Abordagem à gestão através de um Sistema (SGQ)
  • Melhoria contínua
  • Abordagem à tomada de decisões baseada em factos
  • Relações mutuamente benéficas com fornecedores

A ideia deste projecto partiu do Director Geral da companhia na altura, Juan Giralt, que incluiu a certificação como um dos objectivos estratégicos da companhia para o triénio 2011-2013, procurando assim reforçar a sua reputação e dar ainda mais garantias de qualidade e de conformidade de serviço aos seus parceiros de negócio, nomeadamente às suas marcas representadas e aos seus clientes.

O projecto teve uma fase de implementação de cerca de 18 meses, que contou com a colaboração de uma consultora da área da Qualidade, a IQA. Nesta fase sistematizou-se toda a estrutura documental dos vários processos da companhia, que estão directamente correlacionados com a sua estrutura organizacional: prospecção e angariação de novos negócios, gestão de marcas representadas e de marcas próprias, gestão comercial, supply chain, gestão de RH, planeamento do sistema de gestão da Qualidade e planeamento estratégico e financeiro.

Depois da fase de implementação, houve uma auditoria interna ao sistema e, já em Novembro, uma auditoria de certificação, realizada pela Apcer, que decorreu em duas fases. Depois da submissão de um plano de acções, foi emitido a 18 de Dezembro o certificado do JMD.

Este é um processo que não termina aqui, uma vez que nos próximos dois anos a entidade certificadora, a Apcer, realizará auditorias de acompanhamento que visam confirmar a boa implementação do sistema. Por outro lado, é também um processo vivo que não se pretende extinguir com a validade do certificado, numa perspectiva de identificação contínua de oportunidades de melhoria.

Esta certificação reforça assim a aposta do JMD numa cultura de excelência e num crescimento sustentado na qualidade para as suas marcas representadas e clientes.